terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Vacinas do bebé

(momento-a-dois.blogspot.com)
As vacinas são a melhor opção para protecção contra certas doenças. Mesmo quando a imunidade descrita para as mesmas não é total quem esta vacinado tem maior capacidade de resistência na eventualidade da doença surgir.
Assim existe um programa nacional de vacinação que inclui as vacinas e doses das mesmas que teremos que ter ao longo dos anos, iniciando-se a primeira vacina com o nascimento do bebé.


Primeiras vacinas do bebé

As primeiras vacinas são dadas ao bebé após o seu nascimento e estas são, nomeadamente, BCG (contra a tuberculose) que é dada em dose única e a primeira dose da VHB (contra a hepatite B).
Para que algumas vacinas sejam eficazes pode ser necessário mais que uma dose, assim, como existem outras que podem necessitar de reforços por períodos ao longo de toda a vida.

Vacinas dos bebés aos 2 meses

As vacinas dentro do programa nacional de vacinação para os bebés aos 2 meses de idade são quatro, nomeadamente, a segunda dose de VHB (contra a hepatite B), a primeira dose da Hib (contra doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b), primeira dose de DTPa (contra difteria, tétano, tosse convulsa) e a primeira dose da VIP (contra a poliomielite). 


Vacinas dos bebés aos 4 meses e aos 6 meses

Aos quatro meses os bebés têm que ser vacinados com 3 vacinas diferentes, a  segunda dose da Hib, da DTPa e da VIP.
Aos 6 meses têm que ser vacinados com 4 vacinas, nomeadamente, a terceira dose de VHB, Hib, DTPa e VIP.


Vacinas dos bebés aos 12 meses

Enquanto até aqui a vacinação do bebé era realizada de 2 em 2 meses, após os 6 meses de idade as próximas vacinas que terá que realizar são seis meses depois, quando completa um ano de idade.
Neste sentido, aos 12 meses a vacinação que o bebé terá que fazer aos 12 meses será: a primeira dose de MenC (meningites e septicemia causadas por por bactérias meningococo) e a primeira dose de VASPR (sarampo, parotidite e rubéola). 

Vacinas dos bebés aos 18 meses

Mais uma vez existe um intervalo de seis meses entre esta vacinação e a anterior, sendo que para este período é necessário que o bebé receba a quarta dose das seguintes vacinas: Hib e DTPa.

(Fonte: Portaldasaude.pt)








Sem comentários:

Enviar um comentário