quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Teste de Gravidez!

O teste de gravidez pode ser realizado de duas formas, através de uma análise a urina com um teste "caseiro" que se pode comprar em uma farmácia ou então através de uma analise ao sangue.
Ambos os testes permitem detetar uma hormona, a gonadotropina coriónica humana (HCG), que está presente no organismo da mulher apenas quando está gravida, ou em casos excepcionais, como é o caso de mulheres que tomam medicamentos de fertilização.

Testes de farmácia

(nene.net.br)
Relativamente aos testes de farmácia, estes podem ser mais sensiveis ou menos sensíveis, sendo que mais sensíveis significa que é possível detetar menores níveis de HCG na urina, ou seja, consegue detetar uma gravidez mais precocemente. 
É possível, com os mais sensíveis, detetar uma gravidez 12 dias depois da ovulação, isto é, antes do atraso menstrual acontecer. Contudo, os testes não trazem mensurado o seu nível de sensibilidade, sendo mais fiável, que se faça o teste a partir de 2 dias de atraso menstrual.
Este exame pode ter dois resultados, sendo que um deles é quase sempre garantido como verdadeiro. Neste sentido, se o teste tiver um resultado positivo, este tem uma taxa de fiabilidade quase a 100%, é praticamente garantido que se encontra grávida. Já se o teste tiver um resultado negativo, o resultado pode não ser o verdadeiro, pois pode acontecer que a urina ainda não tenha quantidades desta hormona suficientes para serem detectadas e você estar grávida mesmo apresentando um teste com resultado negativo.

Teste de sangue

O teste de sangue é sempre mais fiável, pois determina a presença ou não da hormona no sangue que é detetável a partir de 12 dias a seguir à ovulação.
Existem dois tipos de exame de sangue, o qualitativo, apenas permite saber se está ou não grávida, ou então o quantitativo  que permite saber qual a quantidade de HCG no organismo, dados que podem ser úteis para o seu médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário