A Academia das Ciências de França fala acerca de uma nova teoria que apoia o uso de tablets e samrtphones como estimulo ao desenvolvimento da criança. Esta teoria baseia-se num estudo realizado, intitulado “as crianças e os ecrãs”, que conclui que o uso de tablets por crianças é muito útil ao desenvolvimento sensório motor do bebé.
(www.mulher.uol.com.br) |
Estudo “as crianças e os ecrãs”
Este estudo foi realizado pela Academia das Ciências de
França, sendo também desenvolvido com a colaboração da Fundação
“La main à la pâté”, que pretende contribuir para o aumento da qualidade
da educação de ciência e tecnologias no ensino básico e secundário.
É revelado neste estudo a enorme importância
destes ecrãs interativos na vida e desenvolvimento sensório-motor para bebés
assim como o desenvolvimento cognitivo para crianças de idade mais avançada. Pois
o uso destes ecrãs, visuais ou tácteis, são um método exploratório de
aprendizagem tal como os tradicionais cubos de brincar.
No entanto afirma também que o uso
destes dispositivos deve obedecer a certos cuidados, pois a criança deverá
estar sempre acompanhada ou sobe vigilância de um adulto quando usa os
equipamentos. Assim como, o uso destes equipamentos deve ser sempre por curtos períodos de
tempo, para que não haja malefícios para a criança pela exposição aos mesmos.
Ecrãs não interativos
A academia das Ciências de França
afirma ainda que é importante que pais e médicos eduquem a criança no sentido
de optarem por brinquedos alternativos, quer sejam digitais ou não, no sentido
de evitar a televisão que segundo esta entidade aumenta a probabilidade de
aumento de peso, diminuição da capacidade de concentração e até um atraso na
linguagem.
No entanto, é importante que outras
brincadeiras, que não incluam qualquer tipo de ecrãs, sejam estimuladas e nunca
esquecidas, como jogos e passeios ao ar livre, puzzle, peluches e outros
brinquedos que constituem toda a infância e são característicos desta faixa
etária.
Sem comentários:
Enviar um comentário