terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Tablet e smartphones ajudam no desenvolvimento das crianças!



A Academia das Ciências de França fala acerca de uma nova teoria que apoia o uso de tablets e samrtphones como estimulo ao desenvolvimento da criança. Esta teoria baseia-se num estudo realizado, intitulado “as crianças e os ecrãs”, que conclui que o uso de tablets por crianças é muito útil ao desenvolvimento sensório motor do bebé.


(www.mulher.uol.com.br)


Estudo “as crianças e os ecrãs”

Este estudo foi realizado pela Academia das Ciências de França, sendo também desenvolvido com a colaboração da Fundação “La main à la pâté”, que pretende contribuir para o aumento da qualidade da educação de ciência e tecnologias no ensino básico e secundário.
É revelado neste estudo a enorme importância destes ecrãs interativos na vida e desenvolvimento sensório-motor para bebés assim como o desenvolvimento cognitivo para crianças de idade mais avançada. Pois o uso destes ecrãs, visuais ou tácteis, são um método exploratório de aprendizagem tal como os tradicionais cubos de brincar.
No entanto afirma também que o uso destes dispositivos deve obedecer a certos cuidados, pois a criança deverá estar sempre acompanhada ou sobe vigilância de um adulto quando usa os equipamentos. Assim como, o uso destes equipamentos deve ser sempre por curtos períodos de tempo, para que não haja malefícios para a criança pela exposição aos mesmos.

Ecrãs não interativos

A academia das Ciências de França afirma ainda que é importante que pais e médicos eduquem a criança no sentido de optarem por brinquedos alternativos, quer sejam digitais ou não, no sentido de evitar a televisão que segundo esta entidade aumenta a probabilidade de aumento de peso, diminuição da capacidade de concentração e até um atraso na linguagem.
No entanto, é importante que outras brincadeiras, que não incluam qualquer tipo de ecrãs, sejam estimuladas e nunca esquecidas, como jogos e passeios ao ar livre, puzzle, peluches e outros brinquedos que constituem toda a infância e são característicos desta faixa etária.

Sem comentários:

Enviar um comentário