sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Frutose pode provocar aumento de peso e obesidade

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Yale University, afirmam que a frutose, que é um adoçante descrito em várias embalagens de alimentos como um dos seus componentes constituintes, tem um efeito nas regiões do cérebro que têm controlo sobre o apetite podendo provocar aumento de peso e até obesidade.
(www.teucorpo.com.br)
Esta é a primeira pesquisa a realizar uma comparação entre os efeitos deste açúcar e da glucose sobre o cérebro, que são ambos usados inúmeras vezes para fabrico de vários alimentos.

Estudo

Um estudo que consistia avaliar a actividade cerebral após a ingestão de alimentos com estes dois açúcares, permitiu concluir que para aqueles que ingeriam alimentos com glucose existia uma diminuição de corrente sanguínea nas zonas do cérebro que controlam o apetite, o que permitia às pessoas um maior controlo do apetite, estabilizando os seu apetite. Já para aqueles que ingeriam alimentos com frutose o mesmo não se verificava.
O organismo tem uma necessidade de que os níveis de açúcar, glucose e frutose sejam estáveis  assim, quando os valores estão abaixo do que o organismo necessita, existe um aumento de apetite.
Este aumento de apetite leva a que o individuo coma mais, a diferença que se verificou entre os dois açucares é que, quando se ingere glucose, o organismo envia uma mensagem ao cérebro para diminuição de apetite, que já tem o açúcar necessário, já quando se ingere frutose, este não tem os mesmos efeitos sobre o cérebro e o organismo continua a enviar mensagens de necessidade de comida, mantendo o apetite em níveis elevados.
O estudo inclui 20 indivíduos saudáveis, que foram sujeitos a ressonância magnética.
A glucose provem maioritariamente de frutas, vegetais e carbohidratos, já a frutose chega até nós através de alimentos industrializados, como algumas bebidas, sumos e molhos. e portanto, essencial que a nossa alimentação seja mais baseada em alimentos naturais que em alimentos pré-confeccionados!

Sem comentários:

Enviar um comentário