quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Calorias dos alimentos


As tabelas calóricas são de máxima importância para gerir uma alimentação saudável sem ganhos de peso. No entanto, não é muito prático tê-las sempre à mão ou consultá-las cada vez que se vai cozinhar certo?
Além de que existem alimentos muito difíceis de quantificar como é o caso da carne ou peixe, como saber qual a proporção certa para uma refeição? Certamente é mais complicado de avaliar do que uma barra de cereais ou um pacote de bolachas que tem toda a contabilização no verso do pacote!
Vamos por isso apresentar alguma soluções bem interessantes e sobre as quais provavelmente nunca tinha ouvido falar.

Como conhecer a proporção adequada de cada alimento 


(www.sadia.com.br)
Conhecer as proporções de cada alimento nas suas refeições para eu possa experienciar uma alimentação saudável sem grandes preocupações, é importante para que possa manter o seu peso. Pois, fará a escolha dos alimentos de uma forma natural não sendo necessário recorrer a manuais massudos.
É importante que uma dieta seja encarada de forma simples e leve, de forma natural, para que não se torne um sacrifício que aumenta as probabilidades de desistência a longo prazo.

Como calcular

Primeiro partimos do princípio que fazes cerca de umas 5 a 6 refeições por dia, as aconselháveis a uma prática de alimentação saudável.
Sendo assim, para calculares que quantidade usar em cada refeição dos vários nutrientes necessários, terás que usar apenas a tua mão.
A tua mão é a tua medida, o que significa que cada pessoa tem uma medida própria que não deve ser reproduzida para as restantes.

Proteínas

A medida adequada para as proteínas é a palma da tua mão. Uma medida da palma da tua mão se fores mulher e duas se fores homem.
Nas proteínas estão englobadas alimentos como carne, peixe, ovos, lacticínios, ou feijões.

Legumes e vegetais

A tua medida de legumes e vegetais por refeição é de um punho fechado para mulheres e a duas vezes a medida de um punho fechado para homens.

Hidratos de carbono

A tua medida para os hidratos de carbono é uma mão em concha para as mulheres e duas vezes a medida de uma mão em concha para os homens.
Neste grupo estão presentes as massas, arroz, batatas, pão, etc.

Gorduras

A tua medida para as gorduras é de um polegar, uma medida para as mulheres e duas para os homens.
Neste grupo estão incluídos alimentos como óleos, manteiga, azeite, margarina, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário