segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Como combater altos níveis de colesterol


(educaçaoalimentar.net)
A existência do colesterol no organismo humano é fundamental, no entanto, existem níveis estabelecidos como valores normais de colesterol, isto é, valores de colesterol que permitem uma existência saudável.
Valores de colesterol que extrapolem, para um aumento ou um decréscimo significativo, consideram-se um fator de risco para a saúde de qualquer um, qualquer que seja a sua idade.
Neste sentido, apresentam-se no sangue dois tipos de colesterol, o HDL, também conhecido como o “bom colesterol” e o LDL como o “mau colesterol”.

HDL “o bom colesterol”

 HDL é uma sigla para o nome high density lipoprotein, que significa proteínas de alta densidade, sendo que este tipo de colesterol é também vulgarmente apelidado de “bom colesterol”.
Esta denominação tão popular cresceu a partir das funções do HDL, pois contribui para uma diminuição do risco de problemas cardiovasculares.
Este composto de lipoproteínas, é responsável pelo transporte do colesterol em excesso no sangue para o fígado, onde depois é eliminado, trabalhando desta forma, para que o sangue fique livre de colesterol em excessivas quantidades.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMG) os níveis normais de HDL no sangue devem ter um valor entre 40 mg a 80 mg por dl de sangue.
Se os valores se apresentarem abaixo do normal deverá ter algumas medidas para corrigir esses valores, tais como alterações na alimentação e aumento de exercício físico regular.

LDL “o mau colesterol”

LDL é uma sigla para o nome low density lipoprotein, que significa, proteínas de baixa densidade, sendo que este tipo de colesterol é também muitas vezes chamado de “mau colesterol”.
Esta denominação deve-se ao fato da sua substância plasmática contribuir para o aumento dos níveis de colesterol no sangue. Os triglicéridos presentes no sangue aumentam com uma quantidade anormal de LDL, sendo por isso, um fator contributivo para um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Este tipo de colesterol está diretamente relacionado com uma maior propensão para arteriosclerose, enfarte do miocárdio e AVC.
Os valores de LDL considerados normais, ou melhor essenciais para uma vida saudável, apresentam-se, entre os 40mg e 100 mg por dl de sangue. No entanto o ideal é de 100mg/dl, sendo que para valores maiores deverão ser implementadas algumas alterações nos hábitos diários, a nível alimentares e de exercício físico.
Ainda, para algumas situações de valores excessivos o médico pode prescrever medicação para ajudar a descer os níveis de LDL.

O que fazer para baixar os níveis de colesterol no sangue

Como já falado, níveis de colesterol em exagero no sangue são um perigo para a saúde, podendo desencadear problemas sérios com consequências bem graves.
Portanto, é importante que algumas medidas sejam tomadas para reverter esta situação e prevenir estas situações que poderão surgir a médio/longo prazo:

  •     Alterações alimentares devem ser implementadas:

    • Deverá consumir mais peixe que carne;
    •    Entre as carnes disponíveis deverá optar sempre pelas carnes brancas em vez de carnes vermelhas (mesmo o fiambre deverá ser de peru ou frango);
    •    Evite comer tudo que seja excessivo em gorduras, como molhos, maionese, mostarda, ou até mesmo os refugados de casa, etc;
    •    Fast-food, comida japonesa, chinesa ou muito condimentada e com níveis de gordura abusivos devem ser eliminados da dieta diária podendo ser apena consumidos pontualmente;
    •    Deve evitar os fritos a todo custo;
    •    O leite deve ser consumido sobe as doses recomendadas diariamente, mas deverá evitar os seus derivados tais como queijo, iogurtes (se quiser incluir estes alimentos no seu dia-a-dia opte pela forma light dos mesmos);
    • Bolachas e chocolates devem ser evitados (poderá comer chocolate negro e bolachas de água e sal, mas sem exagerar na dose);
  •  Será uma boa ideia consultar um nutricionista que o auxilie na escolha do seu plano alimentar;
  •  Fumar é prejudicial nestas situações, deverá fazer um esforço para acabar com esse vício, se é o caso, um programa para o efeito é recomendado. O seu médico poderá facilmente lhe aconselhar o mais indicado;
  • Exercício físico regular é essencial; sendo que o mínimo diário recomendado é de andar/correr cerca de 30 minutos ou 1 hora de natação por dia, podendo claro optar por outras modalidades que preferir;
  •  Deverá sempre aconselhar-se com o seu médico que lhe dirá como deverá actuar em situações mais especificas e se medicação adicional a mudanças comportamentais são necessárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário