quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Alimentação Saudável é a melhor dieta


(www.sodietas.com)
(Ter hábitos alimentares saudáveis não significa fazer uma alimentação restritiva ou monótona. Pelo contrário, um dos pilares fundamentais para uma alimentação saudável é a variedade. Quanto mais variada for a sua seleção alimentar, melhor! (Direção Geral da Saúde).
O importante e às vezes mais difícil é saber gerir o que come no dia-a-dia, deve sempre optar pelos alimentos mais saudáveis, mas nunca deverá de todo cortar com os sabores que o deliciam, isso seria cruel, apenas deve colocar os alimentos menos saudáveis como uma exceção à sua rotina alimentar e em vez de uma regra.
Pois, Fazer uma alimentação saudável deve ser encarado como uma oportunidade para expandir o seu leque de escolhas e experimentar novos pratos, deste modo enriquece os seus hábitos alimentares e evita que a sua alimentação se torne rotineira e monótona. (Direção Geral da Saúde).

Adequar a alimentação ao seu caso em particular 

Um dos primeiros passos para que possa ter controlo do seu peso é perceber alguns conceitos e memoriza-los como máximas para a sua vida.
Neste sentido, deve perceber que os alimentos que ingere não são os únicos fatores conectados ao seu peso, a energia que gasta, quer seja em atividades da vida diária ou em desporto, também influência o acumulo de peso.
Assim, deve alinhar estas duas atividades de forma harmoniosa, a de comer e a de se exercitar. Se durante o dia a energia que gastou foi mínima então a sua alimentação deve conter alimentos menos calóricos, já se a energia que gastar for maior, acompanhada de exercício físico poderá fazer algumas extravagâncias à mesa.
Caso falhe com esta premissa com frequência poderá experienciar um aumento de peso!

Composição da Alimentação


Os nutrientes, compostos resultantes da decomposição dos alimentos ingeridos, podem-se agrupar em hidratos de carbono, gorduras, proteínas, fibras, vitaminas, sais minerais e água.
Os hidratos de carbono, as gorduras as proteínas são os nutrientes que fornecem energia que se expressa em quilocalorias, ou como vulgarmente chamadas, calorias. (Direção Geral da Saúde).

1gr de hidratos de carbono
4 calorias
1gr de proteínas
4 calorias
1gr de gordura
9 calorias

Existem valores de energia pré-estabelecidos como os ideias a manter para uma alimentação saudável. Os valores médios de calorias que devem ser ingeridos variam entre os 1800 e 2500. Claro, que estes valores dependem, como já referido do estilo de vida de cada pessoa e da energia que gasta no seu quotidiano.
Estes valores variam também para o homem e para a mulher, a ingestão de alimentos para as mulheres deverá ser as 1500 e as 1800 calorias e nunca menos de 1200 calorias. Para os homens, os valores de energia devem estar entre as 2000 e as 2500 calorias e nunca menos de 1500 calorias.

Dietas


Quando se está a fazer uma dieta é normal que se aumente o exercício e se diminua a quantidade de energia ingerida e não existe nada de errado com isso, desde que, se saiba escolher alimentos que forneçam menos energia e ainda assim contenham os nutrientes necessários a uma alimentação saudável.
Bom, nestes casos é uma boa ajuda uma consulta com um nutricionista para ajudar a decidir que alimentos da roda alimentar incluir na sua dieta e com que frequência.

Dicas para uma dieta saudável


Para aqueles que preferem tentar gerir a sua alimentação sem ajuda de um profissional de saúde, aqui ficam algumas dicas:
  •  O pequeno-almoço deve ser sempre muito completo e saudável, pois o seu organismo esteve muitas horas sem receber alimentos e precisa de energia, além de que terá todo o dia para gastar a energia que consumir a esta hora, ao contrário do que comer ao jantar.
  • Deve consumir leite e seus derivados com baixo teor de gordura, magros ou meio-gordo.
  • Deve optar pelo pão escuro, de mistura ou com cereais, pois são uma boa de fornecimento de energia e fibras. Não deve esquecer que os cereais ajudam na motilidade gástrica, o que permite reduzir a sensação de “inchada”.
  • Deve abusar da fruta, em peça ou em sumo natural, sem adição de açúcar, se souber escolher a fruta bem madura, esta já contém todo o açúcar e sabor necessário.
  • Deve evitar estar mais de 3 horas sem comer. O ideal é comer mais vezes ao dia e em menos quantidade de cada vez. É, por isso, uma boa ideia fazer uns pequenos lanchinhos entre as refeições principais.
  • A quantidade de gorduras deve ser mínima, não deve nunca representar mais de 30% da quantidade de alimentos ingeridos diariamente.
  • Deve reduzir-se a quantidade de gordura para cozinhar, preferindo sempre o azeite a outros tipos, como o óleo vegetal, margarinas, etc.
  • Deve evitar-se o uso de outros molhos no prato, como maionese, mostarda ou outros molhos caseiros de gorduras desaconselháveis.
  • Reduza os fritos e opte por grelhados, cozidos, estufados em cru, e use sempre o azeite em vez de outras gorduras. Mesmo nos assados ou estufados não abuse do molho que resulta da preparação destes pratos.
  • Reduza o consumo de produtos da charcutaria ou salsicharia.
  • Deve retirar toda a gordura visível dos alimentos até mesmo antes de os cozinhar.
  • Deve preferir peixe e carne baixos com pouco valor energético, devendo preferir sempre as carnes brancas em detrimento das vermelhas.
  • Deve moderar a ingestão de açúcares, por isso, deve optar a fruta a sobremesas energéticas. A gelatina é uma boa opção à fruta para variar.


Sem comentários:

Enviar um comentário